Como alcançar suas metas e evitar o burnout?
A maioria concorda que, com a ajuda de um processo de coaching, você pode definir suas metas com maior facilidade e alcançá-las mais rapidamente. Na verdade, obter clareza em seu caminho (de / para), estabelecendo, planejando e alcançando seus objetivos de curto, médio e longo prazos deve ser o foco principal de um processo de coaching em liderança.
No entanto, é preciso ter muito cuidado nessa jornada, especialmente se você está lidando com um tipo perfeccionista de cliente (Coachee), ou mesmo com um superambicioso que quer estabelecer e alcançar metas bem elevadas, por vezes inatingíveis. O estresse e ansiedade nessas condições podem te colocar para baixo em pouco tempo e você pode experimentar o burnout (termo em inglês que se refere a um forte esgotamento mental-emocional).
Nessa semana atendi um novo cliente em um dos meus treinamentos de coaching; ele experimentou algo semelhante no ano passado em sua carreira. Embora este seja um caso isolado em minha prática, meu objetivo nesse artigo é evitar que isso aconteça com você, esteja você no começo, ou nos estágios finais, de seu autodesenvolvimento na carreira e/ou na vida.
Aqui estão as 3 principais dicas sobre como se estressar menos, e atingir suas metas de maneira mais fácil e rápida:
- Identifique seus pontos fortes e seus hábitos não tão bons: para entender melhor quem você é, e o que exatamente está impedindo que você consiga atingir suas metas, é preciso prestar atenção à sua rotina e entender seus hábitos, especialmente os aparentemente insignificantes, que, na verdade, podem estar atrapalhando, impedindo ou atrasando o seu sucesso, dia após dia. Pense em procrastinação, por exemplo. Ou talvez um excesso de perfeccionismo? Algum desses hábitos está se colocando no seu caminho e impedindo seu progresso? Normalmente, por meio de um plano em coaching específico, apoiado por avaliações de perfil comportamental e outros exercícios, e uma das minhas melhores opções em ferramentas de coaching – a técnica de mindfulness (prática de concentrar sua atenção em sua experiência atual, com menos julgamento possível) você pode evoluir para alcançar seus objetivos se sentindo menos ansioso, e sem deixar desatendidas outras áreas de sua vida. Conhecer-se melhor, juntamente com a prática da atenção plena, dando um passo de cada vez, facilita o seu progresso de muitas maneiras. Um artigo recente do Tony Robbins nos inspira a trabalhar em chuncks, ou seja: concentrar-se em espaços específicos ao longo do dia, por exemplo, para fazer acontecer um pouco por dia ao longo do caminho e ainda abrir espaço para outras atividades). Assim você consegue mais facilmente atingir pequenos objetivos ao invés de tentar atingir objetivos macros de uma vez, e por vezes se desanimar na trajetória.
- Gerenciando um dia por vez no seu plano: quando eu faço um treino mental com atletas de alto desempenho, esta dica é uma das mais importantes, na minha opinião. Esse também acredito ser o caso no coaching de liderança: foco no agora, um “ponto” de cada vez, e não no resultado final do jogo. Em outras palavras, você deve sempre ter em mente a importância de metas com prazos menores, mais palpáveis e atingíveis, em vez de apenas focar em alcançar os resultados finais (metas maiores). É claro que você deve entrar no jogo e manter os olhos na premiação, mas certifique-se de que sonhar grande não o desviaria do seu caminho. Não me entenda mal; sonhar grande faz parte do jogo, mas mantê-lo(a) bem alinhado(a) com seus objetivos e expectativas, especialmente quando a caminhada se torna mais desafiadora do que o previsto, deve ser a prioridade máxima aqui. Gerencie um dia de cada vez, conscientemente, e você poderá descobrir a verdadeira felicidade ao longo do caminho, como um bônus para você. Experimente!
- Comemorando ao longo do caminho: seguindo as dicas 1 e 2, como você se trata diariamente também diz muito sobre o seu resultado final. Um recente artigo do Daniel Goleman sobre a importância das pequenas vitórias e mini-metas nos ajuda a entender melhor esse conceito. Na prática, costumo sugerir aos meus coachees que trabalhem com uma linha do tempo (cronograma) para mapear suas pequenas vitorias; isso lhes permite celebrar à medida que alcancem determinados pontos de referência (inicialmente traçados) em seu planejamento de coaching. Por exemplo, um jantar agradável e descontraído com amigos e familiares para celebrar uma promoção de carreira pode trazer maravilhas nas áreas familiares, sociais e emocionais na vida daquele profissional.
Agora, revise essas 3 dicas e faça um link com a sua realidade. Esforçar-se para atingir os seus objetivos e, ao mesmo tempo, manter o bom equilíbrio entre o seu bem-estar e as outras áreas da sua vida, são cruciais para o seu sucesso a longo prazo. Porque lembre-se: você merece o melhor, sempre!
Coach Fe Alem
Nota da autora: esse artigo foi publicado originalmente na plataforma Pulse/LinkedIn.